Pilates
“A prática vem conquistando o mundo devido à necessidade do controle mente-corpo durante a execução dos exercícios”.
Concentração
Faz com que você realize os movimentos com atenção, com o devido controle visual, inclusive durante a transição entre um exercício e outro. Trabalha bem a memória, a inteligência, a criatividade e a intuição, além de ajudar a desestressar.
Fluidez
Faz com que você vivencie com plenitude cada exercício do método. Ao executar os movimentos com fluidez você se exercita com mais consciência e graciosidade trabalhando muito a cognição, afetividade e autoconfiança.
Centralização
Você a usa quando aciona o Power House proporcionando o fortalecimento de toda a musculatura que sustenta a coluna, uma postura mais correta e estável, uma movimentação mais fluida dos membros superiores e inferiores e um melhor funcionamento de órgãos como pulmões, bexiga e intestinos.
Respiração
Esta é trabalhada em cada exercício com naturalidade, coordenada com os movimentos. Durante a aula é possível sentir cada fase do processo respiratório (inspiração, retenção do ar, expiração e a manutenção dos pulmões sem ar). E toda essa dinâmica proporciona uma respiração mais correta e profunda, aumentando a capacidade pulmonar.
Controle
Controla o posicionamento do corpo durante a execução dos exercícios. Como resultado o praticante tem uma melhor fixação e estabilidade da coluna vertebral, um melhor alinhamento do corpo e das articulações dos membros inferiores e superiores e uma maior coordenação dos movimentos. Ao manter uma adequada relação entre tensão e descontração nos diversos segmentos corporais envolvidos nos exercícios há uma diminuição dos riscos de lesões e um estímulo de funções cerebrais, como planejamento e autocontrole.
Precisão
É a otimização da aplicação das tensões musculares, muito importante para a execução correta dos exercícios. Integra as funções tátil-cinestésicas, visuais, auditivas e proprioceptivas, além de manter a variação dos ângulos articulares nos limites adequados às suas características morfológicas e funcionais. A precisão dos movimentos nos exercícios leva o praticante a fazer diversos ajustes posturais que influenciam na melhoria da postura e da autoestima.